Publicidade
02/08/2019 Alterne

Um dia em Praia do Forte

Que tal viver um dia com bastante dinâmica e com opções para muitas escolhas? A Praia do Forte, faz parte do município de Mata de São João, no litoral norte da Bahia, e oferta ecoturismo, trilhas, esportes radicais, praias lindas e ótimos restaurantes. Que tal iniciar o dia visitando a linda igreja de São Francisco de Assis na vila?
Após a visita à igreja conhecer o Projeto Tamar, trabalho relevante que protege tipos de tartarugas em extinção, corrobora com uma atenção especial, aberto diariamente das 8:30h às 17:30h. A beleza natural do local conta com uma biodiversidade, além de estar num espaço histórico importante, o Farol Garcia D’Avila, primeiro construído pelos portugueses nas terras baianas. O Projeto Tamar agrega ainda o Museu do Tamar e o Espaço cultural Tamar.
No museu é possível conferir a riqueza rural local e de outras regiões do Brasil, estando entre os mais visitados do país, recebendo estudantes, pesquisadores, turistas brasileiros e estrangeiros. Segundo dados, o museu recebe anualmente 600 mil visitantes, recorde entre os museus nacionais. O local conta com tanques e aquários, multimídia, cinema, exposição permanente de fotografias, lojas e restaurantes.
O espaço Cultural Tamar apresenta diversos shows de artistas brasileiros, baianos e internacionais. Ritmos diversos são contemplados: axé music, jazz, blues, samba, geralmente a partir das 19h aos sábados.
A parada para o almoço pode ser no restaurante do próprio espaço que tem comidas saborosas e bem recomendadas, ou ainda, na vila principal, o cardápio elenca restaurantes mexicano, italiano, japonês e ainda saborosas comidas baianas.
Após o descanso seja através de longas caminhadas ou contratando um Bicitaxi, belas atrações atraem ainda os que visitam o famoso vilarejo, vejamos: as belas piscinas naturais, pra quem gosta de um bom banho de mar para recarregar as baterias, podendo ainda alugar equipamentos e fazer um bom mergulho.
Não pode esquecer a visita ao Castelo Garcia D’Avila, obra medieval, construído pelos portugueses, já em ruínas, no entanto a grandiosidade da obra e a vista são muito bonitas, elencando mais uma gameleira glamourosa.
O Instituto Baleia Jubarte é uma atração para os que gostam de animais maiores, envolvendo a história, comportamento e esqueletos destes animais. Do lado do instituto a próxima visita é o Parque Municipal da Restinga de Praia do Forte. Riqueza da fauna e flora local com belíssimas árvores e cerca de 180 espécies de aves.
Para finalizar o dia, honrar o projeto social Casa da Farinha é uma ótima opção, adoçando a boca com cocadas saborosas e comendo aquela tapioca com recheios variados e realizando a boa ação de contribuir para um significativo projeto.
O convite está feito, visitem Praia do Forte, no litoral baiano, com espírito livre e aventureiro, desvele locais históricos, culturais e de preservação ambiental.
Castelo Garcia D’Ávila: (71) 3676-0321
Tamar: centrodevisitantes@tamar.org.br

Colaboradores

Raimon Alves

raimonalvesator@gmail.com