Publicidade
02/08/2019 Capa

Retrospectiva!!!

Olá caros leitores da Revista EstimuladaMente!!! Mais uma vez juntos e desta vez celebrando o 1º aninho desta Revista lindíssima! Huhuhuhu!!!
Nesta coluna na qual conversamos e compartilhamos assuntos sobre relações comunitárias não poderia deixar de falar, nesta edição, sobre o relevante e lindo papel comunitário que tem sido desenvolvimento por mim, sem falsa modéstia, e pelos colegas que escrevem para os leitores da EstimuladaMente.
Lembram-se da nossa primeira edição com o conceito de Ubuntu, “sou o que sou pelo que nós somos” e que nosso objetivo em apresentá-lo era “mostrar que há caminhos e possibilidades de repensarmos as relações que queremos enquanto indivíduo-grupo e enquanto comunidade-sociedade”?
Pois é, retomo este conceito porque neste último ano tive o prazer e o privilégio de fazer parte de um grupo, dos colaboradores, entrevistados e convidados da EstimuladaMente, que pensam uma comunidade mais humana e humanizada, que entende que há possibilidades de sermos e vivermos melhor em relação comunitária e que, por entenderem assim, dedicaram seu tempo, doaram suas propriedades intelectuais e se dispuseram a apresentar possibilidades de pensar e viver este mundo sob outras perspectivas.
Foram apresentadas possibilidades culturais, nesta diversidade cultural e riqueza histórica que é a nossa linda Bahia. Tivemos também receitas de comidinhas nutritivas, saudáveis, fáceis de fazer e sustentáveis que foram apresentadas como possibilidades viáveis para uma alimentação mais saudável. E por falar em saudável a permacultura na mesa nos deu a dica de experimentarmos o “prazer de consumir frutas, verduras e legumes da estação” e nos orientou que “alimentos locais costumam possuir menos quantidade de agrotóxicos, são mais saborosos e apropriados para o clima vigente”.
Ainda pensando nas receitas, também surgiram ideias fantásticas de organização tanto de vida quanto de espaço nos fazendo refletir sobre como podemos nos dispor neste espaço-mundo. Nos dispor e também nos despir, eroticamente uma provocação para a mente humana. E nos despir também sobre o entendimento de quem mora dentro de nós, e claro não poderia deixar de serem apresentadas estratégias para uma vida extraordinária, afinal, “você pode mais!”.
Entre ideias, dicas e reflexões, falamos do mundo, da mente e do corpo, do ambiente e de sustentabilidade, da vida em comunidade, de educação, de crenças, espiritualidade e fé, de exemplos e modelos exitosos de prosperar em meio a dificuldades, tanto pessoais quanto comunitárias. Trouxemos exemplos de vida e superação.
Conceitos como Coching, coach, Ikigai, Thetahealing, Mecânica e Física quânticas, Reiki, Fóruns Sociais, CRAS, CREAS, Permacultura, Tecnologia Social e tantos outros. Vixe, quase me deram um nó no cérebro, mas tudo bem, pois aprendi que posso “reprogramar” meu cérebro, e lendo cada edição da EstimuladaMente me deliciei com belas escritas que levaram-me a “ter pensamentos e vivências que dispara[ram] a produção de serotonina em [minha] cabeça” e me deram uma enorme sensação de bem-estar.
Uau, depois de um ano, me sinto inspirada em buscar o autoconhecimento, entendendo que “Minha mudança começa por mim!” e tenho buscado essa mudança na minha vida pessoal, nas minhas relações sociais de amizade e de trabalho etc. E por falar em trabalho, hoje entendo que o espaço que ocupo profissionalmente é pra mim fonte de prazer, pois “aprend[o] com a convivência com outras pessoas, com as diferenças, fortale[ço] a [minha] autoestima, a satisfação pessoal e [me sinto] realizad[a] profissionalmente”. E isto tudo tem sido pra mim um “conjunto… de Sistema de Recompensa. Este Sistema é um dos principais motores da motivação” que tem sido pra mim um dos fatores que me move.
Neste tempo, tenho buscado, e a isso agradeço à Comunidade EstimuladaMente, novos rumos, novas aprendizagens, novos caminhos, novas pessoas, novos saberes e sabores, e tenho entendido que de fato há “um outro nível de consciência, de percepção, de visão de mundo, que vai além do ver para crer e estimula o crer para ver, é possível, passo a passo, possibilitar que … aprenda a descobrir as infinitas possibilidades de que [sou] capaz, se sintonizada com a realidade divina interior. […] Esse aprendizado interno, junto com o aprendizado intelectual, ajudará a [me] conhecer, perceber e entender sobre as leis e processos dos mundos exterior e interior, passando a ter uma nova abordagem da vida, abrindo caminho para a criatividade da alma, transformando teoria em prática e deixando fluir [minhas] melhores criações”.
Diante desta e outras reflexões hoje entendo quanto significado e significância há nas expressões “Sinto muito, Me perdoa, Te amo e Sou grato”. Entre encontros e despedidas, entender os desígnios divino e o movimento do universo, tem me levado a assumir o controle da minha vida, é uma missão difícil, afinal “Nem sempre, querer é poder”, mas entendi que “dada a brevidade de minha permanência aqui, convém que seja, pelo menos, agradável e feliz. Em suma, trata-se da minha vida.”
Agora, estou na fase do Dragon Dreaming “considera[ndo] que os projetos de sucesso têm quatro fases: sonho, planejamento, realização e celebração”, por ora estou “na fase do sonho, a ideia é identificada, assim como quem será envolvido”; “os sonhos [ainda] aparecem desassociados e desconexos. Entretanto, toda informação que vaza por sonhos são energias informativas sendo deliberada em fluxo constante” que em breve será produto para as fases seguintes – planejamento, realização e celebração. Esta é uma tarefa muito difícil, já que requer um olhar profundo e atento para dentro de mim, a partir de “práticas estas que são bastante desafiadoras, afinal olhar profundamente para nós mesmos (conhecer e reconhecer) e para as coisas como elas verdadeiramente são é sem dúvida alguma um ato de coragem e despertar de consciência”. Não temo a isto, estou seguindo o fluxo das ideias, do viver e conviver em harmonia com o mundo, com os meus iguais. Acredito no poder do universo e na providência divina em minha vida, que muitas vezes me vejo “surpres[a] com minha crença no poder do pensamento positivo, [que] não se trata[…] de uma crença fundada em parâmetros esotéricos ou pseudocientíficos, mas em evidências psicológicas e neurocientíficas”.
É com essa energia e pensamento positivos que acredito que esse é o primeiro de muitos anos que poderei aprender com essa Comunidade EstimuladaMente e também compartilhar o meu melhor. Vamos todos fazer parte desta “comunidade […] que comunga dos princípios de crescimento pessoal, formação de comunidades a serviço da Terra, e que possamos realizar os sonhos de todos nós”.

E que DEUS [NOS] FAÇA FELIZ!!!

Referências:
Revista EstimuladaMente, Ano 01, Nº 01, junho/2018
Revista EstimuladaMente, Ano 01, Nº 02, agosto/2018
Revista EstimuladaMente, Ano 01, Nº 03, outubro/2018
Revista EstimuladaMente, Ano 01, Nº 04, dezembro/2018
Revista EstimuladaMente, Ano 02, Nº 05, fevereiro/2019
Revista EstimuladaMente, Ano 02, Nº 05, abril/2019

Colaboradores

Vania Rocha

vaniarochasocial@gmail.com