Publicidade
17/09/2018 Sustentabilidade

Inevitável mundo de plástico

Apenas uma simples observação em qualquer ambiente doméstico ou profissional é suficiente para perceber quantos objetos são feitos de plástico. De certa forma a sociedade moderna está imersa em um mundo de plástico. A história e as características desse material mostram o porquê.

A palavra plástico deriva do grego Plastikus que significa próprio para ser moldado ou modelado. Na química é o termo geral usado para materiais macromoleculares que podem ser moldados por ação do calor e/ou pressão. O plástico é provavelmente o material mais presente no nosso cotidiano por reunir uma série de características que o tornam ideal, ou pelo menos conveniente a uma infinidade de aplicações. São leves, resistentes, práticos, versáteis, duráveis e relativamente baratos. Por isso, de um modo geral, boa parte das coisas que temos contato diariamente contém plástico na sua constituição, seja na totalidade ou em algumas partes.

A durabilidade, uma grande virtude desse material, é o que nos causa maiores problemas, pois tendem a permanecer por muito tempo onde foi depositado. Os plásticos são resistentes ao ataque microbiano devido sua dureza, absorção limitada de água e tipo de estrutura química, e depois de descartados, permanecem no meio ambiente durante décadas ou mesmo séculos causando inúmeros impactos. Assim, para que continuemos a nos beneficiar das vantagens desta substância, mudanças de comportamento precisam ser adotadas. O primeiro passo é o descarte consciente separando o plástico e outros resíduos recicláveis do lixo úmido e destinando-os aos pontos de coleta.

Os maiores aliados para essa mudança de comportamento é a educação ambiental, a legislação sobre Gestão de Resíduos Sólidos e Saneamento, e a implementação da Logística Reversa com o objetivo de ampliar o ciclo de vida de muitos materiais e oferecer o destino correto para esses resíduos.

Quando as embalagens plásticas possuem conteúdo altamente poluente, possuem um controle rigoroso e legislação específica sobre responsabilidade compartilhada com programas de logística reversa.

 

A antiguidade do plástico

O uso de polímeros acontece desde 1600 antes de Cristo, quando humanos usavam a borracha natural para fazer bolas e outros objetos. Durante muito tempo desenvolveram objetos diversos apenas usando polímeros naturais, cera, borrachas naturais e resinas. A partir do século XIX o desenvolvimento dos termoplásticos modernos se iniciou, quando em 1839, Charles Goodyear inventou a borracha vulcanizada, e um boticário alemão descobriu o poliestireno. Assim passaram a usar polímeros naturais e sintéticos ampliando as aplicações do plástico, principalmente na primeira metade do século XX com o surgimento de mais quinze novos tipos de polímeros sintetizados a partir do petróleo.

O plástico é leve, resistente, prático, versátil, durável e relativamente barato. Ele está presente em quase todos os momentos do nosso cotidiano por se tratar de uma substância que pode adquirir diferentes propriedades químicas, formatos, graus de dureza. Os plásticos fazem parte da família dos polímeros. Polímeros são grandes moléculas formadas pela combinação repetitiva de moléculas menores (monômeros) quimicamente unidas. Dependendo da forma que essas combinações são feitas, o resultado varia quase infinitamente, por isso há plásticos com propriedades tão diferentes.

Os diferentes produtos de plástico são fornecidos para as indústrias automobilística, aeronáutica, calçadista, têxtil, de eletrodomésticos e utilidade doméstica, de informática, de construção civil, de equipamentos hospitalares, de higiene e limpeza, moveleira e farmacêutica.

 

Responsabilidade compartilhada

Que ações são necessárias para que a população entenda seu papel na redução dos impactos ambientais? Quais os comportamentos mais sustentáveis, desde a extração da matéria-prima, transformação, consumo até o descarte e reciclagem dos resíduos? 

Através do estudo do Resíduo Plástico podemos constatar que em muitos lugares a colaboração da sociedade na gestão dos resíduos sólidos está associada à determinações legais ou a algum tipo de multa para disposição adequada do lixo. Em alguns países, separar o material reciclável faz parte do cotidiano das pessoas e há incentivos para redução dos resíduos. Toda ação, mesmo quando necessária para o equilíbrio ambiental e qualidade de vida da população, resulta de legislação específica e mecanismos de conscientização para introduzir novos padrões de comportamento.

É fato que todos os atores da sociedade causam impacto ambiental e de alguma maneira produz resíduo. Por isso todos precisam colaborar para que haja uma gestão mais sustentável do lixo através da REDUÇÃO, REÚSO, RECICLAGEM, INCINERAÇÃO e por último a destinação no ATERRO. Como a sociedade não deixará jamais de produzir lixo, principalmente de material plástico, de resina sintética, para minimizar os impactos, as melhores alternativas são o reaproveitamento desse resíduo em outros ciclos produtivos e a destinação final ambientalmente adequada. Nós já temos consciência da nossa responsabilidade para um planeta sustentável?

Colaboradores

Carla Visi

carlavisi@uol.com.br