Publicidade
12/09/2018 Alterne

ABOCA Centro de Artes

Quando pensamos na vida de forma integral agregamos os seres humanos nas suas diversas facetas: física, mental, cultural e espiritual. Dessa forma, percebemos que conviver implica numa relevância ímpar para que haja trocas, aprendizados e produções diversas. Hoje sabemos bem que todas as facetas citadas não convivem isoladamente quando o papel do homem em sociedade é interagir.

E nada melhor do que o convívio com grupos diversos. E quando esse grupo cria uma identidade enraizada em bases culturais e artísticas de qualidade, tudo conflui para encontros criativos e descobertas significativas e existenciais.

Em Salvador, na Rua dos Marchantes 12, no bairro do Santo Antônio Além do Carmo, surgiu um Centro de Artes provindo da restauração de uma casa em ruína, idealizado pelas mãos do fotógrafo Vinicius Lima, no ano de 2006. A casa vermelha, sem reboco, decorada com bancos, balcão, poucas mesas e um palco, além de obras de artes doadas por artistas nacionais e internacionais, tornou-se conhecida.

Logo, o cantor e compositor Jota Veloso visualizou um projeto misturando música e outras artes, como poesia, teatro, dança numa mesma noite, abrindo espaço para artistas locais não muito conhecidos nos meios midiáticos.  O projeto ficou conhecido como “Quarta a gente arranja”. Sim, toda quarta-feira a partir das 18h até as 22h o encontro emergia com muitas cores, gente jovem e de outras faixas etárias passaram a se reunir, enchendo o local com um ritmo de alegria e afetividade, gerando amizades que se perpetuam até os dias atuais.

De boca em boca, Aboca Centro de Artes torna-se uma casa conhecida e recebe nomes como Caetano Veloso, Jussara Silveira, Mariene de Castro, Menelaw Sete, atores como José de Abreu, André Gonçalves, dentre outros. Os artistas locais dividem o palco com esses artistas e músicos, com interferências poéticas e teatrais, acrescida das apresentações de danças. Algo inusitado acontece quando artistas plásticos produzem obras ao vivo enquanto rolam as outras manifestações.

Aboca Centro de Artes representa hoje a pulsação viva da diversidade artística e cultural no Santo Antônio Além do Carmo, tornando a noite da cidade de Salvador mais lustrosa e pulsante. Importante salientar que todos os artistas se apresentam de forma voluntária  e que muitos dos objetos, instrumentos e melhorias provieram de doações de indivíduos que se encantaram pela proposta.

Os comes & bebes foram organizados de forma comunitária. A venda de bebidas é realizada pelo Centro de Artes e seus lucros e os petiscos são comercializados por trabalhadores que participam do projeto. Dessa forma um trabalhador vende suas pizzas, um outro vende caldos, além de outros pratos variados.  

O bom é que qualquer pessoa pode participar mesmo sem dinheiro, pois até às 19h a entrada é gratuita. A partir das 19h, cobra-se uma taxa mínima de R$10, para manutenção. Um ponto a ser negritado é que o local passou a ser espaço para comemoração de aniversários de seus frequentadores e projetos alocados. Ou seja, Aboca é bem aberta e deseja saborear muitos sabores.

Em junho, toda quarta, o artista do Cortejo Afro, Portella Açúcar, se apresenta com seu forró n’Aboca, além de ter muita poesia e artes em geral.

Vale a pena se energizar e largar todo o estresse do cotidiano se tornando um ‘boquete’, como são conhecidos os frequentadores do local.

Local: Rua das Marchantes, n° 12, Santo Antônio Além do Carmo.

Telefone: (71) 2137-6808.

Colaboradores

Raimon Alves

raimonalvesator@gmail.com