Publicidade
03/09/2018 Terceiro Setor

Associação de Moradores do Condomínio do Imbuí – AMCI

Nesta seção trataremos do tão falado terceiro setor. Com certeza muita gente já ouviu falar, não é mesmo? No senso comum esse é o lugar de atuação de organizações geridas pela sociedade civil, que são comumente denominadas de Organizações Não Governamentais – ONG’s.  

De modo geral, esse segmento sempre busca a promoção do bem-estar da sociedade, a resolução ou minimização de problemas sociais e também promove soluções inovadoras nas diversas áreas: social, ambiental, educacional e econômica. Em todas as edições da Estimuladamente, o leitor entrará em contato com alguma experiência desse universo, o que possibilitará conhecer melhor e saber contribuir como voluntário ou patrocinador de algumas das iniciativas.

Assim, nesta edição, te convido a conhecer a Associação de Moradores do Condomínio do Imbuí – AMCI. Alguns podem perguntar, de modo bem baiano, “peraí… isso é uma ONG?”, aí a gente responde. Não, mas é uma associação. As associações também compõem esse universo.

Ao conhecer um pouco da AMCI percebi que ela se insere no “novo associativismo em áreas urbanas” designado por Renato Raul Boschi em 1986, o ano é distante, mas fazendo adequações podemos perceber as similaridades. Segundo o autor, no passado as associações voluntárias estavam centradas em interesses de cunho profissional, religioso, lazer, e até algumas que buscavam influenciar formulação e implementação de políticas públicas. Nesse contexto, entendemos que a AMCI volta seu interesse na melhoria de qualidade de vida dos moradores do bairro do Imbuí, por esse motivo, vamos então conhecer melhor e entender seu funcionamento. Tivemos uma deliciosa entrevista com as integrantes da diretoria da associação mais feminina que já vi, Suely Menezes Santo (vice-presidente), Carla Andrade Pimentel (secretária da AMCI) e Dennilza Ferreira dos Santos Santana (tesoureira da AMCI).

 

Revista Estimuladamente – A AMCI conta com apoio de voluntários?

Associação de Moradores do Condomínio do Imbuí – funcionamos totalmente com o apoio de voluntários. A diretoria é composta de quatro membros que atuam nos cargos de presidente, vice-presidente, secretaria e tesouraria. Conta também com um Conselho fiscal, composto de três membros. Todos estes cargos são providos através de eleição, mas exercidos de forma voluntária pelos eleitos, que não recebem qualquer remuneração.

Além disto, a AMCI recebe apoio de associados, comerciantes e moradores do bairro para a realização das atividades sociais desenvolvidas. Todo trabalho da AMCI é pensado e desenvolvido por voluntários.

 

RE – Como a AMCI se organiza?

AMCI – Infelizmente a AMCI ainda não possui sede própria e este é um dos nossos maiores sonhos. Mas este fato não nos impede de produzir, planejar e realizar nossas ações. Nos reunimos nos salões de festas de condomínios do bairro do Imbuí, no mínimo uma vez por mês. Além desta reunião presencial, a diretoria e o conselho fiscal realizam constante e intensamente discussões e planejamentos através de redes sociais, que têm sido uma excelente ferramenta de comunicação e conexão, inclusive com a comunidade das escolas, comerciantes e moradores do bairro.

Ressalte-se ainda que, cumprindo o Estatuto da Associação, são realizadas assembleias anuais, com a finalidade de realizar a prestação de contas dos valores recebidos e das atividades realizadas, bem como para deliberar sobre o plano de atividade anual. Estas assembleias são sempre realizadas em instituições públicas (escolas públicas, faculdades), mediante a ampla divulgação para toda comunidade, com convocação afixada em locais de grande circulação de pessoas, como comércio do bairro, igrejas e escolas, além de divulgação nos condomínios e residências do Imbuí.

 

RE – Qual a determinação quanto à mensalidade devida pelos associados?

AMCI – Os associados contribuem, de forma voluntária, com a quantia mensal de R$ 10,00 (dez reais), valor este estipulado desde a fundação da associação, não tendo havido reajuste até hoje. Esta é a única fonte de receita da nossa associação para pagamento das despesas obrigatórias, como taxa de manutenção de conta bancária e impostos.

Mesmo com uma mensalidade tão baixa, o índice de inadimplência é grande e temos ainda poucos associados. É um trabalho de ‘formiguinha’!

Para realizarmos nossas atividades, contamos com a doação de parceiros. As padarias doam pães para cachorro-quente, os hortifrutis doam frutas etc. Assim, conseguimos realizar nossas ações.

 

RE – Qual o maior desafio da AMCI atualmente?

AMCI – O maior desafio da AMCI é integrar e harmonizar a convivência entre as mais variadas manifestações culturais e necessidades sociais do bairro. Resultado de um crescimento vertiginoso nos últimos anos, o bairro do Imbuí é composto atualmente por condomínios horizontais e verticais, por casas, por uma rede de comércio e serviço extremamente grande e variada, e isto tudo reflete numa pulverização de pessoas.  Felizmente somos verdadeiramente um caldeirão multicolorido e multifacetado. Ouvir, dar voz, apoiar e interagir com este bairro tão plural é o nosso maior desafio. O Imbuí vai muito além dos muros dos condomínios e das paredes das nossas casas.

 

RE – Qual a contribuição para o bem-estar dos moradores da região ?

AMCI – O fato de todos os membros da Diretoria e conselho fiscal da AMCI serem moradores do bairro faz com que seja possível a vivência real das necessidades, do sentimento das potencialidades do que existe ao nosso redor. Estar no bairro nos faz respirar todos os dias seus problemas, suas necessidades, nos faz interagir, refletir, criar dentro do que também vivemos. A maior contribuição que podemos dar para o bem-estar do nosso bairro é fazer com que a vida aconteça para além das nossas casas e apartamentos. A transformação do espaço público num local de expressão da vida do Imbuí é o que temos de mais importante. A AMCI acredita que os espaços públicos devem ser ocupados, utilizados por todos. E apesar de não termos sede, a Praça do Imbuí é o local onde buscamos o contato com as pessoas, a troca de experiências, onde ouvimos, onde nos doamos.

Há interação também com a parte de segurança do bairro, em parceria com a 39ª Companhia Independente da Polícia Militar, responsável pelo bairro, no apoio à promoção de curso sobre segurança para porteiros, apoio às palestras sobre drogas nas escolas públicas.

A AMCI absorve também as demandas dos moradores e encaminha à Prefeitura de Salvador para providências. Reclamações sobre trânsito, iluminação pública, coleta de lixo, asfaltamento das ruas etc, são enviadas aos órgãos competentes e seu andamento acompanhado pela AMCI.

Nossa Associação é membro do Conselho Comunitário Regional da Prefeitura-bairro de Itapuã e Conselho Comunitário de Saúde, melhorando o acesso aos órgãos públicos da Prefeitura de Salvador.

 

RE – Quais as ações sociais/culturais desenvolvidas?

AMCI – Todos os anos realizamos o evento AMCI em Ação, na Praça do Imbuí, através do qual levamos para a praça ofertas de serviços, arte, educação, contação de histórias, saúde, fomentando a ideia de que o Imbuí mostre sua cara. Para isto contamos também com a preciosa participação dos nossos vizinhos, da Boca do Rio, das escolas do bairro, dos projetos sociais, ambientais e culturais.

Tivemos nas nossas duas edições a parceria de diversas empresas do bairro que ofereceram aferição de pressão e glicemia, massagem, pilates e exercícios de fisioterapia; café da manhã e lanche para as crianças; parceria das escolas públicas do bairro que levaram para a praça a apresentação de grupos de dança, de arte-educação, brincadeiras, o projeto Praça Bonita com Cara de Criança, que participou com a contação de histórias e poesias; realizamos uma feira de troca de livros. O Distrito Sanitário de Saúde da Boca do Rio esteve presente no evento.

Em parceria com o projeto Livres Livros foi instalada uma unidade da biblioteca comunitária ao ar livre, em forma de uma casinha feita de madeira, na Praça do Imbuí, em frente à Igreja Nossa Senhora Aparecida do Imbuí. Este é um espaço para que as pessoas possam colocar livros em boa condição de leitura para que outros possam ler. Os livros podem ser levados por quem quiser lê-los. Assim é construído o ciclo do bem da leitura.

Recentemente, no mês de abril de 2018, foi promovida pela AMCI uma feira de saúde no Colégio Estadual Professora Angelita Moreno, em parceria com o Distrito Sanitário da Boca do Rio, momento em que foram oferecidas vacinas e orientações de saúde e odontológica a alunos e seus familiares. Recebemos relatos de que muitas famílias sentiram-se emocionadas pelo carinho e atenção com que foram tratadas. Este é o nosso papel.

De forma continuada realizamos arrecadação de alimentos, materiais escolares e brinquedos para distribuição entre as famílias carentes do bairro, principalmente para as famílias da creche comunitária do Bate-facho.

 

RE – Importância das ações para o bairro do Imbuí ?

AMCI – Nestas ações há possibilidade de integração e conhecimento do Imbuí. No momento em que realizamos ações que visem o apoio e a colaboração mútuos, é possível a nossa união para o bem comum do nosso bairro. É este o papel de uma associação: apoiar, fomentar, unir, buscar o desenvolvimento do senso crítico sobre a realidade na qual estamos inseridos e de que forma podemos contribuir para a melhoria do local onde vivemos. A consciência de que somos todos iguais e igualmente responsáveis pelo que queremos para o nosso futuro, nos faz trabalhar em união para a busca do bem comum, respeitando sempre as diferenças e crenças de cada um.

 

RE – Como é a presença dos jovens nas ações da AMCI?

AMCI – Primamos pela participação de todos em nossas ações. Do mais velho ao mais novo, todos são igualmente importantes. Os jovens trazem sua energia, suas ideias, seus anseios; com os mais velhos está a sabedoria, a forma ponderada de agir. O que nos importa, enfim, é a união, o respeito e a busca pela transformação do nosso bairro em um lugar cada vez melhor para se viver.

 

RE – Qual a programação para os festejos dos 10 anos da AMCI ?

AMCI – Desde o início do ano estamos comemorando o aniversário de uma década de vida desta jovem associação. E estamos fazendo isto da forma que mais gostamos: desenvolvendo ações sociais.

Todos os anos, numa data próxima à data de fundação da AMCI, realizamos o nosso grande evento, AMCI em Ação. Neste ano, para comemorar nossos 10 anos, pretendemos fazer um evento que possa unir todos os nossos colaboradores, nossos parceiros, nossa comunidade numa festa de cidadania. O evento já tem lugar certo: a Praça do Imbuí, mas ainda estamos afinando qual será a melhor data, já que julho é um mês de tempo chuvoso e pouco propício para eventos em espaços abertos. Mas certamente faremos uma linda festa de cidadania em 2018 para comemorar os 10 anos da AMCI.

 

RE – Durante os 10 anos de existência da AMCI, na sua opinião, qual foi a ação de maior relevância?

AMCI – Falar sobre a ação mais relevante é difícil, sabe por quê? Por que para nós da AMCI todos os passos desta década foram relevantes.

Desde quando um grupo de moradores, cansados de ver as portas dos poderes públicos se fecharem, resolveram fundar a associação, até os dias de hoje, quando conseguimos criar uma rede do bem, com pessoas que se importam com o próximo, tudo foi importante. Cada passo à frente, cada luta, cada tentativa, cada lição, cada olho brilhando, cada suspiro, cada obstáculo, cada vitória, cada alegria, cada parceiro de coração de ouro encontrado no caminho, tudo isto tem grande relevância para a vida da AMCI e de todos nós que fazemos parte dela. Poder ajudar, poder aprender com tudo que vivenciamos, ter forças para seguir em frente e ter o ideal de fazermos do nosso bairro um lugar melhor para se viver, não tem preço. Se devemos ser a mudança que queremos ver no mundo, acredito que a AMCI está no caminho certo, porque, como diz nosso slogan, “Juntos seremos sempre mais fortes”.

 

RE – O que a AMCI espera realizar nos próximos 10 anos ?

AMCI – Está em nossos planos, nos próximos 10 anos, realizar o sonho de termos nossa própria sede. Acreditamos que isto facilitará o atendimento aos associados, às demandas do bairro, nos possibilitará realizar mais atividades voltadas para o fomento da arte, da cultura, do trabalho, do desenvolvimento pessoal e do bem-estar das pessoas do nosso bairro. Pretendemos ter no nosso espaço um centro de treinamento, um auditório, para que possamos ministrar cursos, realizar palestras com temas diversos, realizar reuniões ampliadas para toda comunidade.

Almejamos também que mais pessoas se associem para que se juntem a nós nesta luta.

Além disso, continuar no nosso caminho de luta pelo bem comum é algo que sempre realizaremos, independentemente de quantos anos tenha esta associação.

 

*Como entrar em contato com a AMCI? Como associar-se?

AMCI – Estamos nas redes sociais:

Email: ad-amci@uol.com.br
Site: www.amci.org.br
Facebook: https://www.facebook.com/AMCImbui
Instagram: amcimbui2018
Twitter: https://twitter.com/AMCImbui

Contatos:

(71) 99699-6128 (Vivo com WhatsApp)
(71) 98897-3320 (Oi)

Colaboradores

Simaia Barreto

simaia21@gmail.com