Publicidade
15/08/2018 Eroticamente

ERÓTICA…MENTE, eis uma boa provocação para as mentes humanas!

Discutir sexualidades e respectivos imbricamentos é desafio dos mais complexos que o ser humano já experimentou realizar. Exercício que exige o uso de vários olhares para perceber as nuanças e a tênue linha que “separa” os mais diversos termos que compõem este universo. E é preciso, além disso, considerar como, historicamente, a sexualidade tem sido percebida. No presente século, por exemplo, o tema é marcado por ressignificações de conceitos, modelos, referências comportamentais, alargando o debate sobre o tema, sem a necessidade, em tese, de definições. Assim, longe de desvelar a temática, o debate aqui proposto é alicerçado no objetivo de lançar algumas luzes em questões tangíveis à sexualidade, considerando, portanto, a despretensão de esclarecimento pleno acerca do assunto.

Desde sempre a humanidade sente-se afetada por questões que entrelaçam as sexualidades. A discussão acerca das suas autorizações e interdições é matéria de base desde os espaços mais despretensiosos de convivência, até os eruditos territórios acadêmicos. Indagações sobre as relações de gênero, os jogos de poder, a afetividade, dentre muitos outros temas atravessam o imaginário de indivíduos desde a origem do universo.

Erotismo e pornografia são termos sinônimos? Quais diálogos são possíveis quando analisados a partir de olhares que extrapolam as paixões humanas? Historicamente, como as sociedades trataram tais temas, e como eles se revelam nas artes, e, mais especificamente, na literatura: o nascedouro da grafia relativa ao Eros e ao Pornôs?  

São diversas as áreas do conhecimento que lançam olhares sobre a(s) sexualidade(s), muito mais interessadas em perceber com maior clareza este processo, do que encontrar respostas que deem conta do assunto, como o foi nos últimos séculos. O debate, então, é complexo, não por ser de difícil compreensão, mas por gerar mais perguntas que respostas, exigindo recorte pontual, sem desconsiderar o todo.  

Nessa sessão, abordaremos de maneira despretensiosamente acadêmica, as relações da mente com o erotismo. Este espaço é um convite à reflexão acerca de um dos conteúdos mais polêmicos no que tange à vivência humana, dando uma “rapidinha” provocada em suas crenças e convidando você a se inquietar junto conosco nas estabilidades construídas historicamente a respeito das possíveis obscenidades…

E aí? Pode ser ou tá difícil?

Colaboradores

Micheli Cruz

michelitera@gmail.com