Publicidade
28/07/2018 Mecânica Quântica

O que é a mecânica quântica?

Jesus disse: “Tudo é possível ao que crê”. É uma frase clássica do Cristo nos evangelhos bíblicos. Isso é a física quântica. Isaac Newton disse: “É impossível dois corpos ocuparem o mesmo espaço“. Seguindo o postulado base da teoria quântica, podemos concluir que Newton estava enganado. O Sr. Newton se limitou. Abdicou de seu poder de múltiplas interpretações possíveis. Desde lá apareceram gerações de pessoas conformadas e enquadradas em sistemas que engessam a forma de pensar em teses nada contundentes.

Os paradigmas antigos entram em colisão com sistemas de pensamentos atuais. O tempo anda, a vida corre e as eras se renovam com reciclagens e novas percepções da vida humana. O tempo atual traz a mecânica quântica como um estilo de vida, que faz o ser pensante retomar o controle da sua própria vida. Chegamos ao fim do absoluto e adentramos ao mundo mágico da mecânica quântica, onde a Terra é pura magia, estabelecida por 8 bilhões de consciências ativas nessa dimensão em que nós estamos.

Mas o que é a mecânica quântica? A primeira vez que ouvi essa palavra foi há 10 anos, em uma das pregações do Pastor Silas Malafaia. Achei o nome um tanto estranho, e, embora curioso, deixei passar despercebido o termo esquisito. Ela surgiu com o físico alemão Max Plank, há mais ou menos 100 anos. Plank concluiu que a ideia de energia era enviada em pacotinhos, que chamamos de quanta. Einstein e tantos outros, como Schrodinger, Bohr e Heisenberg, são os pais da teoria quântica. Estes homens se propuseram a buscar, através de pesquisas, as definições do mundo subatômico sobre as verdades microscópicas, que ainda hoje perduram com seus paradoxos inconclusivos quanto à mente humana.

O Universo, que vem antes do átomo, a mínima matéria ou a menor partícula, tenta explicar a menor natureza possível. E tudo quanto é maior que um átomo se sujeita à física clássica, já conclusiva e definida. As descobertas da física quântica mudam as regras da física clássica de Newton. Os conflitos entre as teses geram animosidades entre os entendidos. Quanto mais se estuda, mais se abrem vertentes e variáveis. Entretanto, no que se baseia a física quântica? Ela se baseia na radiação de ondas de toda e qualquer partícula, e como evidências dessa ciência, nós temos os controles remotos e equipamentos hospitalares, como ressonância magnética e tantos outros aparelhos tecnológicos. Tudo é onda, tudo emite frequência e tudo radia.

O átomo tem como função receptar e emitir onda. Segundo o gênio Einstein, a energia é igual à massa multiplicada pela velocidade da luz, elevada ao quadrado (E = m.c2). O que é um átomo? (A) significa ‘não’, (tomo) significa ‘divisão’. O que contém um átomo? Há um núcleo, com o próton e o nêutron, orbitando ao redor, temos os elétrons, que são subpartículas de um átomo. Os prótons são partículas eletricamente carregadas. Os elétrons também são partículas eletricamente carregadas. Já no nêutron não há carga elétrica.

O físico francês Louis de Brouglie sugeriu que, assim como a luz, os elétrons podiam viajar como onda (1924). Aqui está a grande sacada da força do pensamento, sentimento e das palavras. Essas ondas eletromagnéticas se movem a partir da carga elétrica com oscilações. Observem uma vela. Veja como ela transporta um tipo de energia. O efeito de radiação é a energia que se propaga de um ponto a outro no espaço.

Um dos meus termos preferidos, em meio a esse glossário da Física Quântica, é ‘dualidade’. Tudo é onda e tudo é partícula, ao mesmo tempo. Nesse ponto entramos na teoria das cordas. A tese demonstra que tudo são filamentos. É como uma corda de violão ou harpa. Toque nela e ela vibra instantaneamente. Seu corpo vibra, suas células vibram, você está vibrando agora. Estudiosos da Teologia afirmam que o Mestre Jesus atravessou paredes. “Ao cair da tarde daquele dia, trancadas as portas da casa onde estavam os discípulos com medo dos judeus, veio Jesus, pôs-se no meio [deles]” (João 20:19). A Bíblia não disse como Jesus entrou naquela casa. Segundo a física quântica, o corpo de Jesus se transubstanciou em energia. O Cristo entra num estado de iluminação, que, mesmo se materializando, ele não entra em colisão com o mundo físico, e mesmo tendo comido a comida, também atravessa as paredes da casa.

A mecânica é um estilo de vida. Um modo de pensar fabuloso e especial. Pense em um carro. Como funciona? Uma coisa colabora com a outra, uma coisa liga à outra. Qual a mecânica do corpo humano? Se vamos analisar em termos biológico/fisiológico como tudo funciona, constataremos a importância de todas as partes se integrarem para o funcionamento perfeito do corpo humano.

É possível viver uma vida espiritual saudável se permitirmos esse metabolismo quântico dentro de nós. Nossa vida se rende a algum tipo de filosofia. Qual a sua, afinal? Qual sua cultura? Quais seus padrões? Seus dogmas? Cada um de nós segue e serve a aprendizados inseridos e assimilados pelo mundo externo. Eu posso mudar minha vida por inteiro, eu posso mexer na mecânica do meu ser, e somente eu posso alterar meus padrões de vida, se entender que minha alma tem autonomia para me erguer ou me arruinar.

A decisão será sempre sua. A consciência tem a forma da fôrma do seu pensar. Meu desejo é que a humanidade conheça a mecânica. Que conheça a automatização de seu sistema sinergético e os processos de transformação que ela faz na vida de qualquer pessoa. O que quero dizer é que Mecânica Quântica é um estilo de vida, que alinha os corpos: alma, carne e espírito. Entendamos algo: a mecânica quântica é uma arma poderosíssima se você aplicar seu mecanismo na sua plenitude. Vale experimentar e vivenciar empiricamente. “Tente outra vez” diria Raul Seixas.

Tão grato.

Colaboradores

Jean Savedra

jeanricardosav@gmail.com